Feliz dia da MÃE

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Boas amiguinhos!!!

Peço desculpa pelo atraso, mas fui de fim-de-semana prolongado, e só hoje pude postar!
Como disse no post anterior, este será para falar da raça "CHIHUAHUA" a raça favorita da minha mãe, e como ontem foi o dia da mãe, é para homenagea-la.

NOTA: O Dia da Mãe em Portugal, não tem um dia certo, é sempre o 1º domingo de Maio (mês de Maria, mãe de Jesus).



CHIHUAHUA

O que há para dizer sobre os Chihuahua??? são considerados a raça mais pequena do Mundo!
Deveria ser-lhe associado também o estatuo de cão mais antigo do continente americano, já que se pensa que as suas origens remontam ao período dos Azteca, descendo de um cão chamado Techichi.
Paralelamente, há igualmente quem associe a pequenez desta estirpe a um cruzamento efectuado com o Chinese Crested Dog, ou ainda quem a atribua à paixão chinesa de “miniaturar” os animais de estimação e as plantas.

Só nos finais do séc. XIX é que esta raça sai do anonimato e começa a ser conhecida além fronteiras.
Foi exportada para os EUA, onde participa numa exposição do Kennel Club americano, em 1890. O primeiro Chihuahua a ser registado neste país foi o “Midget” em 1904. Ainda no mesmo ano, é oficialmente registada no studbook do American Kennel Cub com o nome de Chihuahua, sendo hoje considerada uma das mais antigas raças registadas naquela entidade.



TEMPERAMENTO:

Apesar das dimensões, o Chihuahua é um cão de guarda moderadamente bom, já que possui uma certa tendência para ladrar e é observador.

É curioso, energético e protector. Convém que seja educado desde pequeno e habituado a estar na presença de pessoas que lhe sejam estranhas, por forma a tornar-se mais sociável e menos possessivo com o seu dono. É amigo das crianças mas não tolera “abusos” e, perante outros animais de estimação, pode realmente esquecer-se do seu tamanho, revelando ser bastante corajoso mas também anti-social.

Estes cães desenvolvem uma relação bastante forte com os seus donos, sendo geralmente muito afectuosos, dóceis e possessivos. Apreciam imenso estar na sua companhia e adoram ser desafiados para os mais diversos jogos.

DESCRISÃO:

O Chihuahua é um cão de porte pequeno, cuja altura varia entre os 16 a 20 cm e o seu peso pode atingir os 3Kg.


COMENTÁRIO:

O Filme: "Beverly Hills Chihuahua" de 2008, é um filme sobre esta raça com muita comédia á mistura, e claro com outras raças de cães ;) um filme que não deveriam perder, eu claro (tinha de ver) pois fala sobre cães e eu não perco um filme com cães =P

Este fim-de-semana foi prolongado, pois tivemos o 1º de Maio que é o feriado do dia do Trabalhador em Portugal, e eu posso-vos dizer que fiquei cheia de saudades da minha Gossip =P enchia de mimos quando cheguei ;P

Beijinhos para todos e Lambidelas da Gossip

5 comentários:

Unknown disse...

Gracinha essa raça Íris, o que eles tem de pequenos tem de bravos, minha amiga tem um que é bravo...rsrsr.

No Brasil o dia das mães é no segundo domingo de maio.

Beijinhos!!!

Silvana Sartori disse...

Oiee querida amiga
tudo bem com vc ?
Estou passando pra agradecer seu carinho mais uma vez no meu cantinho e te convidar pra passar no meu Blog, porque o post tá bem legal. Bom eh isso. Fica com Deus e se cuida querida. bjokas

Ana disse...

Oi, Íris, tudo bem??

Bom, primeiro qeria agradecer ao comentário lá no meu blog ;) Obrigada!

---*

Noossa, qe raça mais lindinha Nunca vi um pessoalmente, mas já ouvi falar qe são muito fofos, mas ao mesmo tempo muito possesivos.

---*

Aqui no Brasil também não há dia certo para o Dia das Mães, mas é no 2º domingo de Maio.

---*

Agora vou ficando por aqui.

Beijos, Ana.

http://-ana.zip.net

Bijuterias D'encantar disse...

Olá linda :)
Tudo bem?
Isso é que é uma descrição pormenorizada dessa raça... adoro os Chihuahuas :)
Tão fofinhos :))

Beijinhos grandes

Luene® disse...

Muuuuito obrigada pela visita...amei!! e vim correndo retribuir!! estou sem net então já viu...viva a lan house!!..rsrsrs

Volte sempre....e ofereço com carinho o award do Planeta®!!

Que fofura essas fotos, hein???

Bjus =)

 
Gossip - Design by Cris - 2008 - Powered by Blogger.